-->

27 de abr. de 2016

Ciência - Movimento Uniforme e Uniformemente Variado - Parte 2

author photo
Parte final do outro post sobre Movimento, dessa vez será a vez do Movimento Uniformemente Variado (MUV). Simbora!

2. MUV

Calma, calma, nada de bicho de 7 cabeças, o MUV é bem parecido com o MU, só mais mais fórmulas e um novo fator: a Aceleração (no SI: m/s²).

O que é o MUV? Nada mais é do que um Movimento Uniforme com a VELOCIDADE variando com o tempo, apenas isso. Porém, por conta disso, somos capazes de calcular o movimento em outro eixo, o Y, com movimentos de Queda Livre. Bom, FIRST THINGS FIRST.

No MUV também existem os movimentos Acelerados, que é quando a Velocidade e a Aceleração tem o mesmo sinal (sejam eles positivos ou negativos), e o Retardado, que é quando ambos possuem sinais contrários. As fórmulas de MUV são bem simples, claro, são maiores e em mais quantidade, mas bem simples, segure a imagem:


ΔV = Vfinal - Vinicial. Não tem nenhum bicho complicado aí, é a mesma lógica das coisas. Mas é possível notar que existe uma equação do segundo grau ali, certo? Na função horária do espaço... Por conta de algumas diferenças mínimas no movimento, os gráficos também são diferentes, eles são assim:

O gráfico do Espaço (S) passou a ser uma curva, a Velocidade (V) uma reta variável e a nova constante, a Aceleração (a), uma reta invariável.

3. Queda Livre

Bem simples também, a única diferente entre os dois aqui é só o eixo de aplicação, enquanto o MUV acima é no eixo X, a Queda Livre é o no eixo Y. As fórmulas são as mesmas das citadas acima, apenas farão pequenas modificações: Onde existe S (eu faço isso, pra ficar simples), troca por Y, e a aceleração nesse movimento é ainda mais simples. O valor dela todos já conhecemos: 9.8 m/s² (Ou aproximadamente 10 m/s², como falam no Ensino Médio). Onde tem (a) nas equações anteriores, substituam por (g), que é a letra da Constante de Aceleração Gravitacional. Outro detalhe: sempre saberemos que, a depender do observador (eu sempre uso o observador de frente a soltura do corpo), o movimento sempre terá início no Yo = 0, e a Velocidade Inicial (Vo) também sempre será igual a 0!

Bom, por hoje é apenas isso. Na Parte 3 desse post irei falar sobre os tipos finais de MU e MUV, que são os lançamentos. Até a próxima pessoal!


Sobre o Autor:
Marvin Marvin (Caio). (Quase) Engenheiro, e entusiasta dessa maravilha que é a Física. Delícia de Física!
Proxima Proxima
Anterior Anterior