-->

21 de abr. de 2016

Ciência - Movimento Uniforme e Uniformemente Variado

author photo
Qual foi a nota de vocês no último ENEM? Deve ter sido boa, todo mundo é estudioso eu espero aposto. Tudo 800+, né? Mas ENEM é só decoreba, eu quero que APRENDAM pra vida toda! u.u Recebam então um novo post científico, dessa vez vou explicar o mais simplesmente possível o MU e o MUV!

Movimento Uniforme (MU)

Antes de tudo, eu preciso especificar algumas coisas sobre o MU, uns pontos importantes que definem esse movimento:

  1. O vetor VELOCIDADE nesse tipo de movimento é UNIFORME, ou seja, ele não varia, daí o nome. Porém ela pode ser negativa ou positiva;
  2. O vetor ACELERAÇÃO é nulo, basicamente, em MU pode esquecer sobre ela;
  3. É uma função do primeiro grau, logo, o gráfico da DISTÂNCIA é uma RETA.
  4. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a Velocidade é dada em metros por segundo (m/s) e a distância em metros (m)

Agora que temos isso em mente, valor lá:

1. MU

O Movimento Uniforme é aquele tipo de movimento realizado por um corpo onde ele apenas permanecerá com uma única velocidade durante toda a sua realização. Ou seja, ele não sairá no repouso, e ele não parará. Em palavras mais simples, na questão sempre será especificado que ele está se movendo e nunca haverá o dito: "Até parar" ou "saindo do repouso". Isso é o que posso detalhar de MU para vocês, mas não adianta, terei de por gráficos para explicar, e também para vocês saberem identificar.

Antes de colocar os gráficos, vou dizer algo, existem dois tipos de grandezas: Vetoriais (Velocidade, Aceleração, Força etc), estas podem assumir valores inteiros [positivos (> 0) e negativos (< 0)]; e as Escalares (Massa, Distância (espaço), Tempo), estas apenas possuem valores absolutos. Dito isso, vou dizer: no MU existem subtipos de movimento, o Acelerado, que é quando o corpo tem uma VELOCIDADE  maior do que zero (> 0), ou seja, vai pra frente, e Retrógrado, que é quando o corpo tem uma VELOCIDADE menor do que zero (< 0), ou seja, dá ré, ou vai para trás. A imagem a seguir resume:



"So" é sempre constante por causa que o Espaço Inicial nunca muda (D'uh), afinal, só dá para sair de um ponto só quando realiza um movimento (D'uh). A letra S se atribui ao espaço por causa do inglês (S)pace, que significa espaço.

As fórmulas do MU são bem simples, e apenas existem duas. Aliás de uma ainda é possível tirar a outra, se liga na imagem a seguir (A primeira fórmula é de velocidade média):


Já me poupou tempo de explicar sobre a Variação de Espaço (∆S). Aquele ∆T aí segue o mesmo princípio do ∆S, porém com o Tempo (∆T = Tfinal - Tinicial). Ah sim.. nem inventem de chamar de "Sorvete" ou seja lá o que seja, por favor, ficar usando macetinho é uma lástima, né? Por favor.

Vou parar por aqui para não cansar vocês. Vai ter parte 2 com o MUV, ele tem mais coisa e tal, mas não é nada de 7 cabeças, fiquem relax! Até o próximo!


Sobre o Autor:
Marvin Marvin (Caio). (Quase) Engenheiro, e entusiasta dessa maravilha que é a Física. ESTUDEM!
Proxima Proxima
Anterior Anterior